A dor é classificada em dois diferentes tipos principais: a dor rápida e a dor lenta. A dor rápida é sentida em 0,1 segundo quando é aplicado um estímulo doloroso, enquanto a dor lenta só começa após um segundo ou mais e depois aumenta vagarosamente por muitos segundos e, às vezes, minutos.
A dor rápida também é descrita por muitos nomes alternativos, como dor cortante, dor em pontada, dor aguda, dor elétrica, e outras. Este tipo de dor é sentindo quando uma agulha é enfiada na pele ou quando esta é cortada com uma faca ou ainda quando é agudamente queimada; esta dor também é sentida quando a pele é submetida a um choque elétrico. A dor cortante, rápida, não é sentida na maior parte dos tecidos profundos do corpo.
A dor lenta também é conhecida por muitos outros nomes como dor lenta em queimação, dor contínua, dor latejante, dor nauseante e dor crônica. Este tipo de dor é associado à destruição dos tecidos. Pode levar ao sofrimento prolongado, insuportável, e ocorre tanto na pele, como em quase todos os tecidos ou órgãos profundos. (GUYTON, 2002).
A dor lenta é sempre acompanhada por ansiedade, que pode ir de depressão à angustia indeterminada, A ansiedade é uma das características fundamentais do estado transitório, indo do ferimento ao começo do restabelecimento.(SOUZA,1997).
Nenhum comentário:
Postar um comentário